Com The Last of Us Part I saindo na semana que vem, em 2 de setembro, a Naughty Dog quis compartilhar um apanhado detalhado dos recursos de acessibilidade, que estarão disponíveis no jogo. O estúdio utilizou os recursos presentes em The Last of Us Part II como base e os levou a níveis ainda maior.
Queremos que seja uma experiência acessível a jogadores cegos, surdos e que tenham necessidade de acessibilidade motora, explica o diretor Matthew Gallant. O maior novo recurso que temos é a descrição em áudio para as cenas. Nós nos unimos a Descriptive Video Works, um serviço profissional acostumado a trabalhar com TV, filmes e trailers de videogame, e integramos o resultado nas nossas cenas em todos os idiomas localizados.
Outra coisa, que começou como protótipo mas fez grande sucesso nos testes, é um recurso que toca o diálogo pelo controle DualSense do PS5 como resposta tátil. Assim, um jogador surdo pode sentir o modo como a frase é enunciada, sentindo a ênfase, além das legendas, para transmitir melhor o modo como o diálogo é dito.
Confira o Vídeo, uma pequena amostra do que vocês podem experienciar com a Acessibilidade de The Last of Us Part I.
OPÇÕES PRÉ-ESTABELECIDAS DE ACESSIBILIDADE
Assim como em The Last of Us Part II, muitos dos recursos de acessibilidade foram feitos para funcionar em sinergia entre si. Assim, existem três predefinições de acessibilidade que definem todas as configurações recomendadas de acessibilidade visual, auditiva e motora. É possível personalizar as predefinições para melhor adequá-las às suas necessidades.
CONTROLES ALTERNATIVOS
Você pode personalizar todas as opções de controle do DualSense para PS5, reconfigurando cada ação para um comando diferente do controle, incluindo deslizar o dedo pelo touchpad e chacoalhar o controle.
Já que segurar ou pressionar botões rapidamente pode ser difícil para alguns jogadores, temos opções individuais para alterar todo comando de pressionar um botão para um estado de alternância, e todo comando de pressionar repetidamente em um de segurar o botão. Também providenciamos opções expandidas para assistência de câmera e mira em lock-on.
AMPLIAÇÃO E RECURSOS VISUAIS
Existem opções para ajustar o tamanho, a cor e o contraste da interface, de modo a evitar frustrações com elementos do texto, interface e jogabilidade sendo pequenos demais ou difíceis de ler. O High Contrast Display presente em The Last Of Us: Part I é um modelo de renderização especial que produz muito mais contraste para elementos do jogo.
Também foi providenciado um Ampliador de Tela, que permite você fazer zoom-in em qualquer parte da tela usando o touchpad do seu controle PS5 sem fio DualSense.
ENJÔO
Movimento simulado em 3D pode causar enjoo para muitos jogadores. Para criar uma experiência visual mais confortável, temos opções para ajustar a movimentação da câmera, desfoque de movimento, distância de câmera e até o campo de visão. Também temos uma opção para ter um ponto branco permanente no centro da tela, que pode ajudar a aliviar a sensação.
NAVEGAÇÃO E TRAVESSIA
Proporcionamos a deficientes visuais formas de navegar pelo mundo do jogo. A Assistência de Navegação pode ser usada para guiá-los pelo caminho da história central, ou você pode usar o modo ‘Enhanced Listen’ para sair procurando inimigos e itens em vez disso. Para ajudar a se mover pelo mundo do jogo, também temos opções de transporte simples, proteções em beiradas contra queda e a habilidade de pular os puzzles completamente.
TEXTO-PARA-VOZ E SINAIS DE ÁUDIO
Qualquer informação que seja apenas representada visualmente não está disponível para jogadores cegos. Visando sanar esta discrepância, criamos várias opções para transmitir esta informação pelo som e vibração do controle em vez de visualmente. Os Sinais de Áudio e de Travessia funcionam junto do mapa de áudio do jogo para identificar sons em ações comuns (pegar ou procurar por itens, saltar por obstáculos, etc.).
Estes sinais de áudio são catalogados em um glossário de áudio que você pode usar como referência a qualquer hora. Além disso, os nosso menus e demais texto na tela pode ser transmitido por voz usando a opção de Leitor de Tela. Se você tiver configurado o idioma para Português (Brasil) e habilitado o Leitor da Tela no próprio console, The Last of Us Part I habilitará automaticamente o Leitor da Tela para você no jogo.
ACESSIBILIDADE DE COMBATE
Como queremos que o combate em The Last of Us Part I seja acessível a todos os jogadores, há diversas opções que podem modificar muito a experiência de jogo. Por exemplo, a opção Invisível Enquanto Agachado permite participar de jogabilidade de furtividade que talvez fosse inacessível de outra maneira. Se tiver dificuldade em mirar, pode tomar mais tempo ativando a opção Câmera Lenta enquanto mira.
O objetivo da Naughty Dog é garantir, com todas as ferramentas necessárias, uma experiência de combate mais divertida e desafiadora.
HUD
Se você for surdo, tiver dificuldades auditivas, ou precisar jogar com o volume muito baixo ou sem som, pode não ter acesso a informação de jogo que é representada apenas por áudio. Visando esta discrepância, temos várias opções que transmitem esta informação visualmente.
Indicadores de percepção mostram quando você está sendo detectado no modo furtivo; também podem ser configurados para funcionarem em combate, mostrando a direção de inimigos perigosos.
LEGENDAS
As legendas são uma opção de acessibilidade extremamente popular, e queremos providenciar várias opções de customização para elas. Você pode alterar o tamanho e cor, colocar um fundo escuro para contraste, ativar o nome dos locutores e até uma seta apontando locutores fora da tela. Você pode habilitar legendas para os diálogos sistêmicos dos inimigos no modo furtivo e durante o combate.
DIFICULDADE DE JOGO
Como extensão das nossas opções de acessibilidade, The Last of Us Part I também inclui opções de dificuldade. No momento do lançamento, você verá seis níveis de desafio diferentes: Muito Trivial, Trivial, Moderado, Difícil, Sobrevivente e Punitivo. Também permitimos que você customize aspectos específicos da dificuldade para ter a experiência que deseja.
É possível alterar a dificuldade individual do dano dos inimigos, eficácia dos inimigos e aliados, furtividade e recursos. Os troféus não são limitados pela dificuldade.
Para mais informações, visite o Blog Oficial da Playstation.