NVIDIA redefine limites do Multi-Frame Generation com DLSS 4

Desde o lançamento do DLSS 3, a NVIDIA tem liderado uma verdadeira revolução na renderização com IA. Agora, com a chegada do DLSS 4, a tecnologia de reconstrução de frames dá mais um salto significativo ao introduzir melhorias no chamado Multi-Frame Generation.

Além de expandir o número de frames gerados por IA, a nova versão refina os algoritmos de predição e reconstrução, ampliando a performance sem comprometer a fidelidade visual. Títulos como The Finals e Enotria: The Last Song já se beneficiam dos ganhos de performance, atingindo picos acima de 400 FPS em resolução 4K.

Mas, o que exatamente mudou com o DLSS 4 e por que essa atualização representa um novo marco na evolução do ecossistema RTX da NVIDIA? A gente te explica!

EVOLUÇÃO DO DLSS

  • 2018 – DLSS 1.0: Upscaling com redes neurais, resultados inconsistentes em nitidez.
  • 2020 – DLSS 2.0: Super Resolution com maior estabilidade e qualidade visual.
  • 2022 – DLSS 3.0: Introdução do Frame Generation com IA, reduzindo latência com o Reflex.
  • 2023 – DLSS 3.5: Ray Reconstruction para substituir o denoising tradicional.
  • 2025 – DLSS 4.0: Multi-Frame Generation avançado com predição neural contextual.

Cada iteração do DLSS não apenas refina a qualidade de imagem, mas redefine os paradigmas da performance, transformando GPUs em plataformas de inferência neural em tempo real.

MUDANÇAS COM O MULTI-FRAME GENERATION DO DLSS 4

O DLSS 4 expande a geração de frames de IA para utilizar vários quadros anteriores e dados de profundidade com mapeamento vetorial mais preciso, prevendo não apenas os movimentos da câmera, mas também a interação de elementos dinâmicos no cenário. O resultado é uma fluidez mais natural, com menos artefatos e maior consistência entre os frames gerados e os nativos.

Resultados dos Testes Divulgados pela NVIDIA:

  • The Finals alcançou mais de 470 FPS em 4K com DLSS 4 e Reflex ativados.
  • Enotria apresentou um ganho de 4.6x na performance ao combinar Multi-Frame Generation com Ray Reconstruction.

Além disso, a nova versão já é compatível com o NVIDIA App, que substitui o antigo GeForce Experience, oferecendo acesso mais direto às tecnologias RTX.

E as novidades não param por aqui . . . com o anúncio de The Last of Us Part II Remastered para PC, a NVIDIA já confirmou suporte completo às tecnologias RTX, incluindo DLSS 4, Reflex e Ray Reconstruction.

A remasterização, que já era tecnicamente impressionante no PlayStation 5, promete elevar ainda mais a experiência no PC com fidelidade gráfica aprimorada e performance otimizada para placas da série RTX 40.

ANALISANDO MAIS A FUNDO

A estratégia da NVIDIA com o DLSS 4 deixa claro que o foco vai além de meros ganhos de FPS, trata-se de consolidar um modelo de renderização preditiva com base em IA. Isso não apenas melhora o desempenho em jogos atuais, mas abre espaço para que estúdios menores se beneficiem de tecnologias antes restritas a hardwares premium.

Outro ponto relevante é o reposicionamento da NVIDIA frente ao AMD FSR 3. Trazendo mais jogos compatíveis, menor latência e resultados mais consistentes, o DLSS 4 assume o papel de referência no que diz respeito à reconstrução inteligente de frames.

O QUE ESPERAR DAS FUTURAS ATUALIZAÇÕES

Com a constante integração do DLSS a motores como Unreal Engine 5 e Unity, espera-se que o suporte ao Multi-Frame Generation se torne padrão em jogos AAA e também em projetos independentes. A tendência é que o DLSS continue a evoluir não apenas como um recurso de “melhora de imagem”, mas como uma plataforma de computação neural aplicada à renderização gráfica.

O DLSS 4 não é apenas mais um degrau na escada da performance, é um reflexo da visão da NVIDIA em substituir partes da renderização clássica por inferência neural, reduzindo o custo computacional e aumentando sua eficiência.

Para Jogadores, isso significa mais fluidez e qualidade, para Desenvolvedores, representa novas possibilidades criativas com menos barreiras técnicas.

No Mundo Zero, seguimos acompanhando cada etapa dessa transformação, porque a verdadeira inovação não acontece apenas nos lançamentos, mas na história que se constrói entre eles.


Para mais informações, siga nossas Redes Sociais ou visite o Site Oficial da NVIDIA!

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