Lançado inicialmente em 2022 em Acesso Antecipado, Mars 2120 retorna com uma experiência completa para cativar os fãs de metroidvania, combinando seu combate corpo-a-corpo e à distância, inspirado em clássicos como Super Metroid, Castlevania: Symphony of the Night e Guacamelee.
Protagonizado pela destemida Sargento Anna Charlotte, Mars 2120 leva os jogadores a uma jornada repleta de desafios, experimentos científicos e batalhas intensas em um futuro distante.
Nota: Não tivemos a oportunidade de jogar a versão de Acesso Antecipado de Mars 2120. Toda a experiência apresentada em nossas impressões são baseadas na versão 1.0 do jogo.
UM CLÁSSICO CLICHÊ MARCIANO
Acordamos no meio de um desastre, com nossa nave sofrendo uma pane e caindo próxima a uma colônia no Planeta Vermelho.
No entanto, não sabemos o “por quê” e nem “como” chegamos a essa situação. O jogo simplesmente nos lança em uma aventura de investigação, com um destino incerto à nossa frente.
Dentro das instalações, encontramos uma mensagem de voz com um pedido de socorro de um dos habitantes da colônia e um trágico cenário sangrento e de destruição.
Esse cenário é um clichê frequentemente utilizado em histórias semelhantes, criando um ambiente de mistério e urgência ao introduzir uma calamidade que desencadeia a exploração do jogador. Embora seja um recurso comum, ele estabelece um contexto que orienta a narrativa e engaja o jogador na missão de descobrir o que aconteceu.
No decorrer da aventura, Mars 2120 trata a história de forma um tanto superficial, usando-a apenas como um segundo plano para introduzir sua gameplay. Não há uma preocupação em focar nos motivos da queda, somos jogados diretamente na exploração das instalações da colônia, onde a verdadeira aventura começa.
Essa abordagem força o jogador a se concentrar em uma missão primária de exploração e sobrevivência, tornando a gameplay uma prioridade acima da narrativa. Como resultado, se cria um vazio significativo entre a história e a motivação para explorar o Planeta Vermelho.
No entanto, a abordagem adotada pelos desenvolvedores é consistente com as influências e inspirações que o jogo segue. Em outras palavras, a decisão de priorizar a gameplay em vez da narrativa faz sentido dentro do contexto das referências e estilos que o jogo está buscando emular.
Isso indica uma compreensão de que a escolha dos desenvolvedores é deliberada e alinhada com o tipo de experiência que eles desejam proporcionar, mesmo que possa ter um impacto na profundidade da história.
COMBATE INTERESSANTE, POREM LIMITADO
Para se proteger dos perigos, nossa protagonista empunha uma versátil arma de plasma, que pode ser aprimorada com diferentes núcleos e aprimoramentos, permitindo personalizar o armamento para se adequar ao estilo de combate preferido do jogador. Além das armas de longa distância, ela possui habilidades físicas robustas, como chutes e socos poderosos, que permitem desferir golpes corpo-a-corpo com impacto significativo.
Os combates acontecem em uma variedade de cenários desoladores, visualmente impressionantes e detalhados, que adicionam uma atmosfera única a cada batalha.
À medida que avançamos na aventura, descobrimos novas habilidades, como um escudo energético que pode ser usado para defesa temporária ou uma explosão de energia que atordoa múltiplos inimigos ao redor. Essas habilidades não apenas diversificam os combates, mas também incentivam a experimentação e a adaptação a diferentes situações de combate.
Essa progressão de habilidades mantém a jogabilidade fresca e envolvente, aumentando nossa curiosidade sobre quais novas mecânicas de combate poderemos desbloquear e explorar a seguir.
No entanto, essa evolução pode ser prejudicada pelas animações rígidas e mal programadas dos inimigos, que contrastam com o tratamento mais detalhado das animações da protagonista. Esse desequilíbrio afeta a fluidez e a imersão durante o combate.
Outro aspecto que pode causar incômodo são as texturas visuais, que revelam um contraste entre os cenários, inimigos e a protagonista. As texturas não se harmonizam, criando uma sensação de que cada elemento pertence a mundos distintos, o que pode quebrar a coesão visual da experiência.
Mesmo não jogando a versão de Acesso Antecipado, nesse ponto, ficou evidente que Mars 2120 é um projeto ambicioso que ainda precisa de refinamentos. Com ideias e mecânicas interessantes, o jogo tem potencial, mas se beneficiaria de mais maturidade para oferecer uma experiência mais coesa e polida.
EXPLORANDO UM AMBIENTE IMERSIVO E DESOLADOR
A parte sonora de Mars 2120 se destaca positivamente, oferecendo uma experiência imersiva que complementa a atmosfera do jogo. Apesar das críticas direcionadas aos visuais e animações, que afetam a fluidez e a coesão visual, a qualidade sonora é um ponto forte.
Os efeitos sonoros são bem projetados e contribuem para criar uma ambientação envolvente. Eles são eficazes em transmitir a sensação de tensão e perigo, reforçando a experiência de exploração e combate no Planeta Vermelho.
A trilha sonora do jogo também merece destaque, evocando uma atmosfera que lembra os clássicos de Resident Evil. Embora Mars 2120 não se inspire diretamente nesses títulos, a música e os efeitos sonoros são bem elaborados e adicionam uma camada de profundidade à experiência, ajudando a compensar as deficiências visuais.
A qualidade do áudio contribui para a imersão geral, mantendo o jogador engajado na exploração e no combate. A harmonia entre elementos sonoros do jogo foi bem produzida, proporcionando uma experiência sensorial que apoia a narrativa e a jogabilidade.
CONCLUSÃO
Mars 2120 apresenta um projeto ambicioso que combina elementos clássicos de metroidvania com um cenário de exploração no Planeta Vermelho. Embora o jogo ofereça uma variedade de cenários e mecânicas interessantes, ele ainda precisa de refinamentos significativos para aprimorar a experiência geral.
As animações rígidas dos inimigos e o contraste visual entre as texturas dos cenários, inimigos e da protagonista são pontos que impactam a imersão. No entanto, com um maior polimento e ajuste, Mars 2120 tem o potencial de se destacar no gênero, proporcionando uma experiência mais coesa e envolvente.
Recomendamos o título para os fãs do gênero metroidvania que apreciam a exploração e estão dispostos a tolerar algumas imperfeições técnicas. No entanto, aqueles que buscam uma experiência mais polida e coesa podem preferir aguardar futuros updates e refinamentos para aproveitar o jogo em seu melhor estado.
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- Games
- 1 de agosto de 2024
- 6Total Score
Mars 2120 apresenta um projeto ambicioso que combina elementos clássicos de metroidvania com um cenário de exploração no Planeta Vermelho.
Embora o jogo ofereça uma variedade de cenários e mecânicas interessantes, ele ainda precisa de refinamentos significativos para aprimorar a experiência geral.