Dune: Awakening promove Nova Era de MMOs sem Monetização

Antes da ascensão dos Jogos como Serviço (GaaS), a Indústria dos Games utilizava majoritariamente um modelo de expansão pago para adicionar novos conteúdos. Jogos como World of Warcraft e The Elder Scrolls IV: Oblivion popularizaram esse formato, onde os jogadores pagavam por grandes expansões que ofereciam novas áreas, missões e mecânicas, garantindo um conteúdo substancial pelo valor investido.

Com o tempo, essa abordagem foi sendo substituída por microtransações, loot boxes e passes de batalha.

A promessa de atualizações gratuitas era compensada por sistemas de monetização fragmentados, que, em muitos casos, incentivavam práticas predatórias para maximizar o lucro. Agora, a Funcom busca resgatar o modelo clássico de DLCs com Dune: Awakening, apostando em expansões pagas como principal forma de receita.

RISCOS E BENEFÍCIOS NA ESTRATÉGIA DA FUNCOM

BENEFÍCIOS

Ao optar pelo modelo clássico de DLCs pagas, a Funcom está apostando em uma experiência de jogo mais previsível e transparente. Essa decisão pode ser vista com bons olhos por muitos jogadores, especialmente os que preferem conteúdos mais substanciais e menos dependentes de microtransações.

O modelo tradicional de DLCs tende a oferecer expansões completas, geralmente mais ricas em conteúdo, com novos mapas, mecânicas e histórias. Ao contrário das microtransações ou loot boxes, onde as recompensas podem ser vistas como fragmentadas ou até “injustas”, as DLCs pagas garantem ao jogador o que ele pagou, sem a sensação de estar sendo “forçado” a gastar constantemente para acessar novos conteúdos.

Além disso, o fato de não depender de passes de batalha ou compras recorrentes ajuda a evitar a fragmentação da experiência do jogador. Cada expansão é, em essência, uma atualização que adiciona valor ao jogo como um todo, permitindo uma continuidade maior e sem pressões externas.

A transparência também é um ponto-chave, fazendo com que o jogador saiba exatamente o que está adquirindo, ao contrário dos modelos de microtransações, onde o valor investido nem sempre é claro, e as recompensas podem ser aleatórias.

DESAFIOS E RISCOS

Por outro lado, existem riscos que a Funcom precisará gerenciar com cautela, sendo um dos maiores desafios a possível fragmentação da comunidade.

Quando as expansões pagas são essenciais para o progresso do jogo, os jogadores que não as adquirirem podem se sentir excluídos, o que gera um ambiente em que nem todos estão experimentando o mesmo conteúdo. Isso pode prejudicar a experiência no multiplayer, especialmente em MMOs, onde a interação entre jogadores é crucial.

Outro ponto delicado é a competitividade do mercado, onde o público dos MMOs já está acostumado com atualizações gratuitas, financiadas por microtransações e outros sistemas semelhantes. Se Dune: Awakening não entregar conteúdos suficientemente robustos nas DLCs, pode perder o interesse de jogadores que já estão habituados com jogos que não exigem esse tipo de pagamento.

A Experiência Precisa Justificar o Investimento, caso contrário, a comunidade pode sentir que está pagando por algo que poderia ter sido gratuito.

OS PREÇOS PRECISAM SER JUSTIFICÁVEIS

Por fim, as DLCs precisam ser substanciais o suficiente para que o valor cobrado seja bem justificado, nada de expansões superficiais ou mal executadas. Se Dune: Awakening seguir esse caminho, a comunidade pode rapidamente se desiludir com o modelo.

As expectativas dos jogadores serão altas, e cada DLC precisa entregar uma experiência que realmente justifique o investimento, tanto em termos de conteúdo quanto em qualidade.

IMPACTOS NO FUTURO DOS MMOs

Se a Funcom for bem-sucedida nesse formato, poderemos testemunhar um efeito cascata na indústria, com outras desenvolvedoras reconsiderando suas estratégias de monetização.

O retorno das DLCs pagas pode representar uma mudança significativa na forma como os MMOs e outros jogos de serviço operam, criando um equilíbrio mais saudável entre a experiência do jogador e a sustentabilidade financeira das empresas.

A Funcom está apostando em um caminho que pode redefinir as expectativas do mercado, mas essa estratégia é uma verdadeira faca de dois gumes.

Dune: Awakening
Dune: Awakening

Se a abordagem for bem-sucedida, Dune: Awakening pode criar uma nova tendência no setor, inspirando outras desenvolvedoras a seguir o exemplo e resgatar modelos de monetização mais transparentes e equilibrados. No entanto, se o jogo falhar, isso pode fortalecer ainda mais os modelos de microtransações, loot boxes e passes de batalha, que se tornaram quase onipresentes nos MMOs modernos.

Seu sucesso ou fracasso pode ter um impacto significativo na forma como os jogos de serviço serão monetizados nos próximos anos.

DEIXE SUA OPINIÃO
– O que você acha desse Novo Modelo?
– Estamos prestes a ver uma revolução na Monetização dos MMOs?

Cassifique o Artigo e deixe sua opinião no campo de comentários!


Para mais informações, siga nossas Redes Sociais ou visite o Site Oficial de Dune: Awakening!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Login
Loading...
Sign Up
Loading...